Pular para o conteúdo principal

O que está acontecendo com o handebol no JEP'S


Todos os anos estamos acompanhando a decadência do handebol nos Jep’s (jogos escolares de Pernambuco) , com 2 equipes no masculino e 3 no feminino sendo todas as equipes de Olinda chegamos ao fundo do posso, será que não temos equipes suficiente? Os professores não querem mais trabalhar com handebol? Ou existem outros fatores?
Este ano a copa Dom Bosco teve 10 equipes masculinas e 10 femininas onde 8 de cada naipe eram da região metropolitana e ficaram de fora outras equipes que não se escreveram, falta de equipe e desinteresse dos professores não é, quando substituíram a competição de seleções pelo Jeb’s (Jogos escolares brasileiro) começou a decadência dos jogos escolares, ganhamos destaque nacional em contra partida ouve uma grande evasão de equipes principalmente no handebol, um bom exemplo disto e a equipe do Sª Emilia que foi campeã Sul Americana de handebol mirim feminino com um trabalho muito bem feito, hoje o Sª Emilia se dar ao luxo de ter equipe A e B, quando vai participar dos escolares tem que optar apenas por 14atletas desestimulando as outras.
A diretoria de esporte este ano tomou algumas medidas que não surtiram efeitos, fazendo a competição com turno e returno para que tenha uma quantidade maior de jogos o que não aconteceu devido ao numero de equipes escritas. Talvez tirando a taxa de R$ 100,00 que não é alta e pode ser paga por todos os colégios particulares, mas seria um incentivo a mais para quem não tem equipes tão fortes e estão começando um trabalho, e fazer duas competição paralelas uma seletiva para quem tem condições para representar nosso estado e outra apenas para atletas que não disputaram essa seletiva, assim dando oportunidade para atletas que estão começando na modalidade revelando novos atletas.
O grande exemplo disto esta na liga escolar de futsal, junto com a federação da modalidade só e permitido jogar a liga que não é federado, com isso dando oportunidades aos atletas que estão surgindo na modalidade.
Não sei se acontecer essas mudanças podem aumentar o números de equipes, mas sei de uma coisa , se não houver uma mudança rápido a mais importante competição escolar de Pernambuco vai acabar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGOS ABERTOS DE PERNAMBUCO

Começa hoje a edição 2017 dos Jogos Abertos de Pernambuco! Este ano, a competição, quarta maior desta categoria no Brasil, terá a participação recorde de 9.454 atletas e 635 equipes de 127 municípios do Estado, distribuídos em oito modalidades: basquete, futsal, handebol, voleibol, futebol, vôlei de praia, xadrez e o estreante judô. As disputas têm início na Fase Regional, que envolve sete regiões: Área Metropolitana, Mata Norte, Mata Sul, Agreste Setentrional, Agreste Meridional, Sertão e Alto Sertão. A cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, receberá a Fase Final entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. Além da briga pelos títulos estaduais de cada esporte, a disputa pelo primeiro lugar geral aquece os Jogos Abertos. Nos dois últimos anos, a cidade de Jaboatão dos Guararapes ficou com o título. O esporte de Pernambuco mostra a sua força e o Estado todo torce junto! #JogosAbertosPE #EsportePE #GovernodePernambuco #PresençaQueFazADiferença

Datas do Circuito das Copas de Handebol 2019

RELATÓRIO FINAL DA COPA DOM BOSOC 2015

Imaculado (Olinda) Almirante Tamandaré (Tamandaré) Anglo Carlos Drumont (Jaboatão) Colegio Critian Emanoel (Moreno) Colégio Real E.M  Cabo E.M Serinhaem ECAM (Olinda) ELEUP Escola Alzira Fonseca (Jaboatão) Escola Dinho Medeiros Escola Do Edson Escola F. Campelo (Escada) Escola Fernando Campelo Escola São Camilo (Jaboatão) Fabio Silveira (Maraial) Leão XIII/Goiana Motivo                                        Novo Milênio (São Lourenço) PEGF Vera Cruz Pré-mirim Até 12 anos (Completos no ano da competição) Mirim Até 14 anos (Completos no ano da competição) Infantil Até 17 anos (Completos no ano da competição) Números da Competição Total de Equipes: 42 Total de jo