Pular para o conteúdo principal

Cidade de Limoeiro

Limoeiro que atualmente é ocupado pela cidade compreendia uma Sesmaria onde existia um aldeamento de índios. Pelos anos de 1730 e 1740, o Padre Ponciano Coelho era o missionário responsável de catequizar os índios e a atual cidade não tinha outras habitações, além das destinadas aos índios do aldeamento. A quinze quilômetros a oeste da cidade, num lugar chamado Poço do Pau, havia um português chamado Alexandre de Moura, extremamente religioso e devoto de Nossa Senhora da Apresentação. O português mandou construir uma capela onde eram celebradas missas e realizadas festas em louvor à Santa. Isso atraía muitas pessoas de lugares distantes. Muitas delas resolviam morar na localidade, e dessa maneira o lugarejo ia crescendo.
O Padre Ponciano pretendia que ocorresse o contrário; que o crescimento se desse ao pé da serra, local do aldeamento. Ele fez desaparecer a imagem de Nossa Senhora da Apresentação da igreja de Poço do Pau para ser encontrada em um limoeiro, no local que hoje é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação. A imagem foi trazida de volta para Poço do Pau. Assim foi feito várias vezes, colocando-se a imagem sob um pé de limão. O padre Pociano disse que isso era bem significativo. E que vissem naquilo uma revelação em querer que ali fosse erguida uma igreja, onde fosse colocada a imagem.
E assim todos ajudaram na construção da igreja. A notícia do milagre trouxe para região várias pessoas que passaram a ali residir. E assim fundou-se um povoado denominado – Limoeiro de Nossa Senhora, mais tarde, porém, o nome passou a ser apenas Limoeiro.
Versão Histórica
O território que atualmente é ocupado pela cidade compreendia uma Sesmaria onde existia um aldeamento de índios. Pelos anos de 1730 e 1740, o Padre Ponciano Coelho era o missionário encarregado da catequese desses índios.
Sabe-se que em 1711, antes, portanto, do Padre Ponciano Coelho, que é de 1730 / 1740, dirigiu o aldeamento os Padres Manuel dos Santos e João Duarte do Sacramento, ambos pertenciam à Congregação do Oratório ou da Madre de Deus. A história Eclesiástica de Pernambuco dá a eles a fundação do aldeamento.
O Padre Ponciano cujos trabalhos principais foram a reforma da igrejinha que, toda de palha, teve suas paredes de taipa coberta de telhas. Devoto de Nossa Senhora da Apresentação a tornou padroeira da Paróquia.
Pela Carta Régia de 16 de junho de 1786, Limoeiro tornou-se Distrito, 26 anos depois tornou-se Vila. Pela Lei Municipal nº 2, de 19 de dezembro de 1892, Limoeiro passou a ser cidade.
Só em 6 de abril de 1893 Limoeiro tornou-se município autônomo, data da sua Emancipação Política. Teve como primeiro prefeito o Coronel Antônio José Pestana, o primeiro juiz o Dr. Firmino Monteiro e o primeiro vigário o Pe. Bartolomeu Monteiro da Rocha. De 16 á 18 de Agosto Será realizado em Limoeiro a copa Princesa do Capibaribe handebol a pouco mais de 50 KM do Recife Maiores informações com Marcos Washington Duarte (Marcão) Fones: (81) 9441-6699/9784-7484

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pela primeira vez uma brasileira e melhor jogadora do mundo

No seu primeiro "discurso" após ser eleita a melhor jogadora de handebol do mundo, a brasileira Alexandra Nascimento fez lembrar Pelé quando marcou o seu milésimo gol, em 1969. Assim como o Rei do Futebol, a ponta-direita citou as crianças, em especial do Espírito Santo, onde foi criada e onde vive sua família. Dessa vez, o alerta não foi para a situação social dos pequenos, mas para a esperança dos jovens jogadores em um dia terem sucesso no esporte como ela. - Até agora não estou acreditando. Estou muito emocionada. Minha escolha como melhor do mundo é a prova de que, com muita vontade, determinação e fé, tudo é possível. Gostaria de dizer para as crianças que estão começando no handebol ou em outros esportes que tudo na vida é possível. Temos que ter fé e determinação. Quero mandar um abraço a todos no Espírito Santo. Infelizmente só voltarei ao estado em junho. A comemoração será por telefone, mas será grande - disse Alê, ao GLOBOESPORTE.COM, via internet, direto de Vi

V COPA METROPOLITANA DE HANDEBOL

Congresso técnico da FPH 2014

CONGRESSO TÉCNICO DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2014           A FPH comunica que no dia  29 de Março de 2014 às 14:00h  acontecerá o Congresso Técnico para os Campeonatos Pernambucanos de Clubes nas categorias:  Cadete (16 anos), Juvenil (18 anos), Júnior (20 anos feminino e 21 anos masculino).         Para técnicos, atletas e dirigentes.              Pede-se que os representantes das equipes interessadas em participar como ASPIRANTE  Comparecerem com OFÍCIO, ou mandá-lo para um dos e-mails: fpehand@hotmail.com  ou  handjailton@yahoo.com.br Local: A Definir Primeira chamada: 14:00h, segunda chamada:14:30h. Duvidas entrar em contato pelos telefones: 9832-3641 - TIM / 8714-9083 . Oi/ 9109-8441 -  claro  Jailton Soares   Venha jogar a principal competição oficial de handebol do estado de Pernambuco. “Quem abandona a luta não poderá nunca saborear o gosto da vitoria”.