Pular para o conteúdo principal

Cidade de Limoeiro

Limoeiro que atualmente é ocupado pela cidade compreendia uma Sesmaria onde existia um aldeamento de índios. Pelos anos de 1730 e 1740, o Padre Ponciano Coelho era o missionário responsável de catequizar os índios e a atual cidade não tinha outras habitações, além das destinadas aos índios do aldeamento. A quinze quilômetros a oeste da cidade, num lugar chamado Poço do Pau, havia um português chamado Alexandre de Moura, extremamente religioso e devoto de Nossa Senhora da Apresentação. O português mandou construir uma capela onde eram celebradas missas e realizadas festas em louvor à Santa. Isso atraía muitas pessoas de lugares distantes. Muitas delas resolviam morar na localidade, e dessa maneira o lugarejo ia crescendo.
O Padre Ponciano pretendia que ocorresse o contrário; que o crescimento se desse ao pé da serra, local do aldeamento. Ele fez desaparecer a imagem de Nossa Senhora da Apresentação da igreja de Poço do Pau para ser encontrada em um limoeiro, no local que hoje é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação. A imagem foi trazida de volta para Poço do Pau. Assim foi feito várias vezes, colocando-se a imagem sob um pé de limão. O padre Pociano disse que isso era bem significativo. E que vissem naquilo uma revelação em querer que ali fosse erguida uma igreja, onde fosse colocada a imagem.
E assim todos ajudaram na construção da igreja. A notícia do milagre trouxe para região várias pessoas que passaram a ali residir. E assim fundou-se um povoado denominado – Limoeiro de Nossa Senhora, mais tarde, porém, o nome passou a ser apenas Limoeiro.
Versão Histórica
O território que atualmente é ocupado pela cidade compreendia uma Sesmaria onde existia um aldeamento de índios. Pelos anos de 1730 e 1740, o Padre Ponciano Coelho era o missionário encarregado da catequese desses índios.
Sabe-se que em 1711, antes, portanto, do Padre Ponciano Coelho, que é de 1730 / 1740, dirigiu o aldeamento os Padres Manuel dos Santos e João Duarte do Sacramento, ambos pertenciam à Congregação do Oratório ou da Madre de Deus. A história Eclesiástica de Pernambuco dá a eles a fundação do aldeamento.
O Padre Ponciano cujos trabalhos principais foram a reforma da igrejinha que, toda de palha, teve suas paredes de taipa coberta de telhas. Devoto de Nossa Senhora da Apresentação a tornou padroeira da Paróquia.
Pela Carta Régia de 16 de junho de 1786, Limoeiro tornou-se Distrito, 26 anos depois tornou-se Vila. Pela Lei Municipal nº 2, de 19 de dezembro de 1892, Limoeiro passou a ser cidade.
Só em 6 de abril de 1893 Limoeiro tornou-se município autônomo, data da sua Emancipação Política. Teve como primeiro prefeito o Coronel Antônio José Pestana, o primeiro juiz o Dr. Firmino Monteiro e o primeiro vigário o Pe. Bartolomeu Monteiro da Rocha. De 16 á 18 de Agosto Será realizado em Limoeiro a copa Princesa do Capibaribe handebol a pouco mais de 50 KM do Recife Maiores informações com Marcos Washington Duarte (Marcão) Fones: (81) 9441-6699/9784-7484

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Datas do Circuito das Copas de Handebol 2019

JOGOS ABERTOS DE PERNAMBUCO

Começa hoje a edição 2017 dos Jogos Abertos de Pernambuco! Este ano, a competição, quarta maior desta categoria no Brasil, terá a participação recorde de 9.454 atletas e 635 equipes de 127 municípios do Estado, distribuídos em oito modalidades: basquete, futsal, handebol, voleibol, futebol, vôlei de praia, xadrez e o estreante judô. As disputas têm início na Fase Regional, que envolve sete regiões: Área Metropolitana, Mata Norte, Mata Sul, Agreste Setentrional, Agreste Meridional, Sertão e Alto Sertão. A cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, receberá a Fase Final entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. Além da briga pelos títulos estaduais de cada esporte, a disputa pelo primeiro lugar geral aquece os Jogos Abertos. Nos dois últimos anos, a cidade de Jaboatão dos Guararapes ficou com o título. O esporte de Pernambuco mostra a sua força e o Estado todo torce junto! #JogosAbertosPE #EsportePE #GovernodePernambuco #PresençaQueFazADiferença

RELATÓRIO FINAL DA COPA DOM BOSOC 2015

Imaculado (Olinda) Almirante Tamandaré (Tamandaré) Anglo Carlos Drumont (Jaboatão) Colegio Critian Emanoel (Moreno) Colégio Real E.M  Cabo E.M Serinhaem ECAM (Olinda) ELEUP Escola Alzira Fonseca (Jaboatão) Escola Dinho Medeiros Escola Do Edson Escola F. Campelo (Escada) Escola Fernando Campelo Escola São Camilo (Jaboatão) Fabio Silveira (Maraial) Leão XIII/Goiana Motivo                                        Novo Milênio (São Lourenço) PEGF Vera Cruz Pré-mirim Até 12 anos (Completos no ano da competição) Mirim Até 14 anos (Completos no ano da competição) Infantil Até 17 anos (Completos no ano da competição) Números da Competição Total de Equipes: 42 Total de jo