Pular para o conteúdo principal

Brasil Campeã mundial de Handebol Feminino

Belgrado (SRB) - União. A palavra que já colocou muitas equipes no pódio é a que melhor descreve as razões pela qual o Brasil conquistou a primeira medalha em Mundiais na história do handebol, neste domingo (22). O que se viu no pódio em Belgrado, capital da Sérvia, foi uma equipe concisa e que lutou junta do início ao fim pela conquista de um sonho. Com uma histórica vitória contra as donas da casa, por 22 a 20 (13 a 11 no primeiro tempo), o País escreveu seu nome entre as grandes potências da modalidade e foi o primeiro das Américas a conseguir este feito. A Dinamarca ficou com o bronze, depois de virar o placar contra a Polônia, para fechar o jogo em 30 a 26 (12 a 15).

A Arena Kombank, palco da decisão, tinha quase 20 mil pessoas nas arquibancadas, mas no Brasil, a repercussão da campanha brasileira foi tanta, que milhões de pessoas estavam acompanhando as transmissões e também pela internet. No ginásio, a torcida ensurdecia a cada gol da Sérvia e fazia muita pressão no ataque brasileiro. Nada adiantou, pois esse era o dia das brasileiras em quadra. Sem demonstrar nervosismo, as atletas foram calmas e maduras nos momentos de decisão. 

Fernanda abriu o placar pela ponta esquerda. Já nos primeiros contra-ataques sérvios, Babi defendeu três bolas perigosas. Do outro lado, a defesa da Sérvia também voltou a funcionar e a goleira Jovana Risovic fechou o gol, facilitando o contra-ataque das adversárias, que acabaram passando à frente com cerca de dez minutos de jogo. Depois de muito tempo com o marcador equilibrado e um gol para cada lado, o Brasil conseguiu voltou à liderança e, com uma cobrança de sete metros de Alexandra Nascimento, recuperou os dois gols de vantagem. 

As brasileiras voltaram muito bem para o segundo tempo e chegaram a abrir cinco gols, mas a Sérvia reagiu e voltou a encostar, principalmente com ataques da armadora Sanja Damnjanovic. O restante do jogo foi uma guerra e quem errava menos levava vantagem. Quando conseguiu passar dois gols à frente, o Brasil passou a controlar a partida sem muitas dificuldades. Mesmo com a pressão sérvia, seguiram tranquilas até terminar com a vitória. Os gritos e choro em quadra calaram toda a torcida das donas da casa. 

O Brasil fez uma campanha impecável até a conquista dessa medalha. Este ano, a equipe disputou 19 jogos, entre oficiais e amistosos, e perdeu apenas dois deles. Na competição, terminou a primeira fase invicto, com vitórias sobre Argélia, China, Sérvia, Japão e Dinamarca. A chave era considerada uma das mais difíceis do Mundial, tanto é que três dos semifinalistas faziam parte deste grupo B. Nas oitavas de final, eliminou a Holanda, nas quartas derrotou a Hungria e nas semifinais passou novamente pela Dinamarca. 

O técnico Morten Soubak destacou novamente o empenho e dedicação de toda a equipe. "Estou muito feliz e orgulhoso. Tinha dito antes que queria colocar uma medalha no peito delas. Esse era o meu sonho. Estávamos trabalhando para realizar esse sonho e conseguimos. Estou orgulhoso do trabalho que foi feito e como foi feito. A dedicação que as meninas mostraram, não tenho palavras para descrever. É uma coisa sem explicação. Dá para escrever um livro. Muito Países não acreditavam que podíamos chegar até lá. Agora mostramos com autoridade a todo mundo que somos capazes."

Para a capitã, Fabiana Diniz, a Dara, esse é o início de um novo tempo para a modalidade no País. "Esse título para nós é o início de uma geração de conquistas do Brasil pelo Mundo. Conseguimos crescer dentro da competição e mostrar em quadra o que é vestir essa camisa do Brasil. Sabíamos que tinha muita gente acreditando em nós. Nós não duvidamos nunca, mas sempre estivemos com o pé no chão, mostrando dentro de quadra."

A paulista de Guaratinguetá (SP) completou dizendo que a festa vai durar muito tempo. "Hoje, quando entramos, eu disse para as meninas imaginarem o ginásio ouvindo o nosso hino. Agora vamos disfrutar a vitória, celebrar o máximo que a gente puder. Foi merecido."

A armadora Eduarda Amorim, a Duda, foi eleita a melhor atleta de toda a competição, desbancando algumas favoritas, com uma defesa excepcional e um ataque bastante eficiente, mostrando que é uma atleta completa. "Quando zerou o cronômetro, sai toda aquela pressão. É uma satisfação enorme por um trabalho bem feito. É uma sorte muito grande ter uma medalha em uma carreira tão curta como é a nossa. Somos merecedoras. Sei o quanto todo mundo trabalha para isso."

A goleira Bárbara Arenhart, a Babi, foi eleita a melhor em sua posição no campeonato. "Não sei nem o que dizer. Só estou feliz demais e só quero abraçar minha família agora. Eu não imagino a mobilização no Brasil, porque nem a gente acredita ainda. Prêmio individual para mim não é importante. O que importa é essa medalha", disse, ao final do jogo, muito emocionada. 

Outro destaque individual foi a ponta direita Alexandra Nascimento, que terminou como segunda na artilharia do campeonato, com 54 gols. A primeira foi a alemã Susann Müller, com 62. 

O presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, frisa a importância desse título para a modalidade no cenário internacional. "Esse título significa algo fantástico, que já estávamos esperando há algum tempo. Estávamos a cada dia que passava nos aproximando. Era para ter acontecido no Brasil em 2011. Por fim, aconteceu aqui. Estamos focados na nossa preparação e contando com um apoio muito grande dos nossos patrocinadores, os Correios e o Banco do Brasil, e do Ministério do Esporte. Temos um ciclo olímpico pela frente e toda a preparação visa a conquista da nossa primeira medalha em uma Olimpíada, em 2016. Estou muito feliz. Esta é a segunda vez que um País não Europeu conquista um Mundial Adulto Feminino. O primeiro foi a Coreia em um passado muito distante. Então, o Brasil, definitivamente marcou seu nome na história", comemorou.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Datas do Circuito das Copas de Handebol 2019

JOGOS ABERTOS DE PERNAMBUCO

Começa hoje a edição 2017 dos Jogos Abertos de Pernambuco! Este ano, a competição, quarta maior desta categoria no Brasil, terá a participação recorde de 9.454 atletas e 635 equipes de 127 municípios do Estado, distribuídos em oito modalidades: basquete, futsal, handebol, voleibol, futebol, vôlei de praia, xadrez e o estreante judô. As disputas têm início na Fase Regional, que envolve sete regiões: Área Metropolitana, Mata Norte, Mata Sul, Agreste Setentrional, Agreste Meridional, Sertão e Alto Sertão. A cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, receberá a Fase Final entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. Além da briga pelos títulos estaduais de cada esporte, a disputa pelo primeiro lugar geral aquece os Jogos Abertos. Nos dois últimos anos, a cidade de Jaboatão dos Guararapes ficou com o título. O esporte de Pernambuco mostra a sua força e o Estado todo torce junto! #JogosAbertosPE #EsportePE #GovernodePernambuco #PresençaQueFazADiferença

RELATÓRIO FINAL DA COPA DOM BOSOC 2015

Imaculado (Olinda) Almirante Tamandaré (Tamandaré) Anglo Carlos Drumont (Jaboatão) Colegio Critian Emanoel (Moreno) Colégio Real E.M  Cabo E.M Serinhaem ECAM (Olinda) ELEUP Escola Alzira Fonseca (Jaboatão) Escola Dinho Medeiros Escola Do Edson Escola F. Campelo (Escada) Escola Fernando Campelo Escola São Camilo (Jaboatão) Fabio Silveira (Maraial) Leão XIII/Goiana Motivo                                        Novo Milênio (São Lourenço) PEGF Vera Cruz Pré-mirim Até 12 anos (Completos no ano da competição) Mirim Até 14 anos (Completos no ano da competição) Infantil Até 17 anos (Completos no ano da competição) Números da Competição Total de Equipes: 42 Total de jo